Se uma leitora me pede ideias para usar determinada peça, eu tô sempre pronta a ajudar! Pois o assunto de hoje foi sugerido pela Lelê, que também é blogueira e quer inovar nas combinações com seu oxford. Eu adoreeeei o tema, já que sou fã deste sapato – que, convenhamos, é quase um tênis por conta do cadarço e do conforto, só que mais arrumado e elegante.
O modelo vem do guarda-roupa masculino e costuma conquistar mulheres do estilo clássico. Tradicionalmente ele não tem salto, porém nas lojas há versões com salto alto (vide o meu com estampa pied-de-poule). E para quem acha o preto “pesado” e grosseiro, com muuuuita cara de menino, minha dica é investir em tons claros, que se confundam com a pele, pois eles deixarão os pés mais delicados (vi opções interessantes nos sites da Dafiti e Zattini)!
Durante minha pesquisa na internet, encontrei tanto look bacana de algumas bloggers que elas vão aparecer várias vezes ao longo do post. Agora, tá na hora de conferir a versatilidade do oxford – e de brogues e derby, que são parecidos:
Alternativa 1:coordene o sapato com peças de outros estilos, como vestidos estampados ou de renda para um visual menos romântico e mais moderno. Cruzar referências é sempre uma boa ideia! E nunca se esqueça do poder dos acessórios, ainda mais se as peças forem neutras e discretas.
Alternativa 2: saias também são femininas e farão um contraponto à “masculinidade” do calçado, rendendo uma proposta fashionista. Aliás, toda referência de mulherzinha – babados, laços, tom pastel e outras fofurices – está liberada!
Alternativa 3: já para um resultado sofisticado, aposte na alfaiataria. Eu, particularmente, amo estas produções com pegada boyish!
Alternativa 4: o oxford funciona com shortinho também – e se rolar uma mistura de padronagens entre as demais peças a ousadia está garantida. Pra variar, Olivia Palermo arrebatou meu coração:
Alternativa 5: calça branca é curinga! A dica é optar por um modelo skinny, cuja modelagem justinha no corpo ficará fantástica com o calçado. De quebra, inclua o truque de styling da barra dobrada, deixando o tornozelo à mostra.
Alternativa 6:focando agora nas estampas, as listras são grandes companheiras do oxford, pois remetem ao universo clássico. Vale abusar de todo o tipo de roupa: saias, vestidos, suéteres, camisetas... Destaque para a última imagem com uma calça curta – lembrei da pantacourt! Outra possibilidadeé combinar com jeans destroyed (os rasgos tiram a seriedade do visual).
Alternativa 7: o xadrez também vai bem com o estilo do sapato, compondo um look despojado e contemporâneo. A monotonia passa longe!
Alternativa 8: brinque com a sobreposição que, além de incrementar a produção, irá alongar a silhueta. E aqui aproveito para dizer que este calçado não tem restrição de idade – a senhora da segunda foto (mãe da blogueira Ana Soares) arrasou com seu oxford nude rosado.
Alternativa 9: legal que este modelo pode ser usado em todas as estações! No inverno, basta caprichar na quantidade de camadas na parte de cima que a proposta ficará linda – e os pés estarão mais protegidos do que com uma sapatilha, por exemplo.
Alternativa 10: pra terminar, seguem sugestões com meia-calça! Repare nas cores diferentes entre as meias e os sapatos... Achei muito criativo e saiu do óbvio!
Eu não sei você, mas este post super me inspirou! Preciso colocar já os meus pra jogo de novo!
Crédito das imagens: REPRODUÇÃO